O que é o Tratamento Homeopático para animais ?
foto: Regina Motta

A homeopatia representa uma alternativa de tratamento para um grande número de doenças que acometem cães e gatos. Seu tratamento baseia-se na utilização de medicamentos homeopáticos que serão indicados com a finalidade de tratar o organismo como um todo e não apenas sintomas isolados.

A homeopatia está fundamentada na “Lei dos Semelhantes” – Onde o semelhante é curado pelo semelhante. Assim, um determinado sintoma será curado pelo medicamento que foi capaz de provocar este mesmo sintoma em um organismo são. Desta maneira, há mais de 200 anos, Samuel Hahnemann experimentou e estudou os remédios homeopáticos.

A homeopatia funciona também para animais?

Em homeopatia não existem apenas “doenças” mas sim “doentes”. O tratamento não é direcionado apenas a um órgão doente, mas essencialmente ao equilíbrio do organismo como um todo. Para isto é necessário conhecer o paciente profundamente, levando-se em consideração, durante a consulta, sintomas físicos e comportamentais.

Durante a consulta homeopática, o proprietário é solicitado a realizar um minucioso relato sobre o problema de seu pet, além de descrever com detalhes ,suas características comportamentais. Sintomas como medos, ciúmes, necessidade de companhia, preferências alimentares, reações à variações climáticas são muito importantes na escolha do medicamento a ser receitado.

Por exemplo: Chegam ao consultório dois cães sofrendo de diarréia, ou seja , apresentando o mesmo quadro clínico. Entretanto, observamos que um deles sente muita sede e prefere isolar-se em um cantinho. Já o outro rejeita água e busca incessantemente companhia. Conclusão: Estes animais, apesar de, apresentarem aparentemente o mesmo quadro clínico, necessitam medicamentos específicos e diferentes . O que vai ser tratado é o organismo de cada um deles , e não apenas os sintomas da diarreia que apresentam.

A resposta dos cães e gatos ao tratamento homeopático geralmente é muito boa, promovendo saúde , bem estar sem possíveis efeitos colaterais.

Quando e porque procurar um Veterinário Homeopata?

Quanto antes, melhor! Sempre que o tratamento homeopático é iniciado ainda na fase de filhote, observamos que os animais tratados com homeopatia desenvolverão excelente resistência frente à uma série de doenças. Tornando-se assim menos suscetíveis e adoecendo menos.

Sempre que qualquer sintoma for percebido, leve seu pet o quanto antes ao veterinário, pois quando tratados no início do problema , o tempo de melhora e a possibilidade de tratamento ocorrerão com mais rapidez e eficácia.

Que doenças podem ser tratadas pela homeopatia?

Em teoria, qualquer doença passível de cura, pode ser tratada pela homeopatia. Sempre que o organismo do animal tiver condições de recuperação, o medicamento homeopático poderá ser utilizado.

Alergias, otites repetitivas, problemas de coluna e articulações, epilepsia, além de uma série de outros males crônicos têm na homeopatia uma excelente opção de tratamento.

Cães e gatos com doenças agudas como otites, rinites , diarreias e vômitos , também respondem muito bem ao tratamento homeopático.

Tratamento Homeopático das Alergias de cães e gatos

As alergias de pele costumam ser um problema que traz grande  preocupação para os tutores de cães e gatos. As dermatites alérgicas geralmente são processos de difícil solução na alopatia . Os proprietários ficam desanimados frente aos resultados insatisfatórios dos tratamentos convencionais. Nestes tratamentos, costumam ser utilizados medicamentos como cortisonas, antibióticos, e outras drogas mais modernas , que na grande parte dos casos, produzem apenas resultados paliativos, ou seja , enquanto os animais tomam os medicamentos eles melhoram , mas depois o problema retorna igual ou pior. E, muitas vezes, os medicamentos utilizados deixam sérios efeitos colaterais.

O Tratamento homeopático para as alergias dos cães e gatos é bastante eficaz, pois em lugar de apenas inibir uma coceira ou uma inflamação na pele , objetivamos solucionar a causa do problema, tratando o organismo como um todo. Os resultados costumam ser muito animadores, sem os preocupantes efeitos colaterais, trazendo saúde e tranquilidade para animais e seus donos.

Problemas comportamentais

Encontram grande ajuda na homeopatia. Cães agressivos, cães que lambem compulsivamente as patas por ansiedade de separação, cães que sofrem muito por ficar sozinhos em casa, entre tantos outros problemas de comportamento. Estes casos costumam preocupar bastante a família. Na visão homeopática, os sintomas mentais fazem parte da totalidade orgânica, sendo portanto tratados através de medicamentos que não são calmantes ou sedativos, mas que promoverão o reequilíbrio de energia vital do paciente, levando-o ao equilíbrio comportamental, ou seja : saúde. Lembramos também, que, muitas vezes uma alteração de comportamento poderá dar origem à um sintoma físico, o que chamamos de somatização.

Câncer e Homeopatia para animais

Não podemos esquecer que ainda existem muitas doenças consideradas incuráveis, para as quais, infelizmente ainda não possuímos tratamentos eficazes, como por exemplo alguns tipos de câncer. Mas mesmo nestes casos, a homeopatia contribui muitas vezes melhorando a qualidade de vida dos pacientes , atenuando sintomas indesejáveis, provenientes de quimioterapias. Nos casos onde a cirurgia resolve o problema, ou se faz necessária, esta deverá ser realizada. Nas fraturas ósseas, a redução da mesma, ainda que cirúrgica deve ser realizada. Sempre deverá prevalecer o bom senso na hora da escolha da estratégia de tratamento a ser utilizado em cada caso. Esta capacidade de escolha define um bom veterinário.

Aplicação da homeopatia nos diversos animais

Minha experiência clínica com a homeopatia está baseada no tratamento de cães e gatos. Mas todo ser vivo pode ser tratado homeopaticamente, incluindo-se aves, peixes, animais silvestres, entre tantos outros.

Quais as diferenças entre Homeopatia e Alopatia (a medicina tradicional)?

A alopatia que é o tratamento convencional que estamos acostumados, atua principalmente visando a eliminação de sintomas. São utilizados anti-térmicos para a febre, analgésicos para as dores, antibióticos para as bactérias, entre tantos outros “antis”.

A homeopatia, utiliza medicamentos que, devido à sua semelhança ao processo da doença, estimula o próprio organismo a combater os sintomas, fazendo isto de forma abrangente e não apenas pontual, como o faz a alopatia.

É bastante comum observarmos que quando tratamos um determinado sintoma alopaticamente, e este desaparece, logo em seguida surge um outro diferente. Isto ocorre porque não estamos tratando o organismo como um todo.

Outra diferença importante é que medicamentos homeopáticos não provocam efeitos colaterais. A Homeopatia existe há mais de 200 anos e até hoje não se tem conhecimento de efeitos nocivos à saúde. Fato que infelizmente não ocorre com determinados medicamentos alopáticos, que após alguns anos no mercado são recolhidos por terem causado sérios efeitos colaterais.

Outra grande vantagem da homeopatia é o reduzido custo de seus medicamentos, infinitamente inferiores à grande maioria dos remédios alopáticos.

O tratamento homeopático é sempre lento?

Este é um conceito errado que muitos têm sobre a homeopatia. Devemos lembrar que, em grande parte das vezes, doenças crônicas são levadas ao Veterinário homeopata. São problemas que o animal já vem apresentando há um certo tempo. Nestes casos, o organismo deste cão ou deste gato precisa de tempo para reequilibrar-se e se curar.

Já em casos agudos, o tratamento homeopático atua prontamente, e em muitos casos é capaz de promover a cura rapidamente. Outra ideia errada que muitos têm é que o tratamento homeopático só é indicado para problemas crônicos, e que num caso agudo, não agiria rapidamente.

Um aspecto importante da homeopatia é seu caráter profilático, o que significa que animais tratados homeopaticamente adquirem maior resistência e adoecem menos.

É preciso dar remédio homeopático de hora em hora para meu pet?

Este é outro conceito equivocado à respeito do tratamento homeopático. Na grande maioria dos casos o medicamento é receitado para ser dado de uma à três vezes ao dia, como fazemos também com muitos medicamentos alopáticos. Em determinadas situações , podem ser necessárias mais vezes, porém vale lembrar que em alguns tratamentos convencionais,quando são prescritos um grande numero de medicamentos , também precisaremos dar várias vezes ao dia, até mais que os homeopáticos.

É fácil dar o remédio homeopático para um cão ou um gato ?

Dar  medicamentos homeopáticos à um cão ou à um gato é bastante simples.

O remédio homeopático é disponibilizado na forma de gotas ou de glóbulos de açúcar, que geralmente são muito bem aceitos pelos diversos animais. Os glóbulos tem sabor doce, e muitos pets adoram. As gotas tem um leve sabor alcóolico, mas também são bem tolerados por eles.

A absorção da medicação homeopática acontece na boca, o que facilita muito na hora de medicar nossos animais. Não precisamos empurrar o remédio “garganta a baixo” como muitas vezes somos obrigados a fazer com a maioria dos remédios alopáticos . Por isto,a administração do tratamento homeopático não costuma provocar stress nem no paciente nem em seu proprietário, fato este que em determinados casos é fundamental.

Não são raros os relatos de cães que ficam ansiosamente aguardando a hora de receberem suas “bolinhas de açúcar” , ou aqueles que aceitam tranquilamente algumas gotinhas pingadas diretamente na boca.

Onde comprar medicamentos homeopáticos para cães e gatos ?

Os remédios homeopáticos utilizados no tratamento dos animais são os mesmos de uso humano e facilmente encontrados nas farmácias homeopáticas humanas. Peça sempre que o  veterinário homeopata lhe indique  uma Farmácia de confiança, pois o correto preparo do medicamento é fundamental para o êxito do tratamento.

Como escolher o Veterinário Homeopata?

Todo veterinário para ser homeopata, deve ter primeiramente seu diploma de  Medico Veterinário. Somente assim poderá concluir o curso de especialização em Homeopatia Veterinária , que deverá ser oferecido por instituição de ensino reconhecida.

É importante salientar, que para receitar com propriedade medicamentos homeopáticos, o Médico Veterinário deverá ter cursado a especialização em Homeopatia veterinária.

A Homeopatia é uma Especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Não realizamos consultas através do site ou via internet.

O animal deve ser examinado para poder ser tratado.

error: Conteúdo protegido! Por favor entrar em contato no email fale@homeopatiaparanaimais.com.br